terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dicas de Manutenção Off Road.

O nosso esporte Off Road não é pegar nosso equipamento e sair por ai, como todo esporte, exige uma preparação previa e pós, ou seja, para praticarmos precisamos fazer a manutenção dos nossos equipamentos, principalmente visando a segurança.


Nossos veículos 4x4 são dotados de milhares de peças e essas precisam de manutenção, ainda mais quando infligimos condições adversas, como água, lama, pedras, areia, sal, etc. Todo uso off road acarreta, mesmo mínimo, mas acarreta desgaste mais acentuado do equipamento e por isso precisamos fazer a manutenção, seja antes de sairmos para o off road, seja na hora que retornamos. A seguir segue um chek-list do que devemos observar antes de partirmos para uma aventura off road, isso levando em consideração que nosso veículo está 100% com a revisão em dia.

Antes de sairmos devemos:

- Observar a calibragem dos pneus e adequar ao tipo de uso offroad, como por exemplo, areia, baixando a pressão.
- completar o nível da água do limpador do pára-brisa, as vezes esquecemos e quando nos damos conta estamos com a visão prejudicada pela sujeira do uso fora de estrada.
- verificação do nível de água e de óleo do motor, o uso off road abusa bastante do motor e nada como termos óleo e água para lubrificação e refrigeração adequada, principalmente quando andamos em areias e dunas, pois o motor trabalha em regimes altos de pressão e rotação.
- verificação dos freios, principalmente para quem irá andar em erosões e subidas íngremes, nessas situações, nada pior, que ficar sem freios.
- verificar também se o alternador está gerando e se sua bateria está ok, ficar sem energia no meio de uma trilha pode ser um grande pesadelo.
- verifique se suas luzes estão ok, principalmente seus faróis.
- claro, não esqueça de encher o tanque e levar extra se for um trajeto muito longo e sua autonomia fica prejudicada.


Uma dica importante é dar um banho de vaselina na parte inferior do veículo, na hora de lavar toda sujeira estará acumulada na vaselina e não no seu chassis/monobloco.

Agora você retornou de um dia perfeito de off road, o que fazer no dia seguinte?

- primeiramente manda lavar seu veículo em um lava-jato de qualidade, limpar bem e tirar toda a areia, lama e sal (passeio na praia), é imprescindível para uma vida longa de seu veículo, os resíduos de uma trilha vão danificando as peças e borrachas do seu 4x4.
- se fez trilha na lama lave bem seu radiador, pois o mesmo estando obstruído irá aquecer o motor e com isso podendo provocar até mesmo um dano total ao coração do seu 4x4 e ao seu bolso.
- verifique os óleos dos diferenciais, caixa de marcha e reduzida (alguns 4x4 não possuem caixa de reduzida e os com câmbio automático não precisam dessa verificação), pois podem ter sidos contaminados por água durante a trilha/passeio 4x4, se tiverem sidos contaminados, troquem imediatamente.
- os veículos 4x4 que possuem cruzetas e pivôs engraxáveis, devem ser engraxados sempre que se fizer uma trilha, o não engraxamento irá reduzir drasticamente a vida útil das peças da transmissão.
- quando fazemos trilhas pesadas na lama devemos verificar as correias e rolamentos das mesmas, pois sofrem bastante abrasão da lama.
- verifique todos os itens que analisou antes da saída para a aventura e mais as peças de suspensão, que são bastante exigidas em trajetos off road.

Seguindo esse pequeno chek-list e mantendo a manutenção em dia seu 4x4 irá lhe proporcionar grandes aventuras por longos e longos anos.

Vamos que Vamos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário